Olá, Se você não leu a Part 1 desse post, por favor dá um lida em:
https://andancasdejanaina.blogspot.pt/2017/05/processos-burocraticos-de-imigracao.html
Meu novo agendamento de acordo com a central do SEF ficou para 10/5/2017 às 12:00 no SEF da Marquês de Pombal. Revisei todos os documentos necessários por telefone com a atendente do SEF fui para entrevista no horário agendado. Rapidamente fui para triagem para conferir os documentos, fiquei até surpresa com a rapidez de atendimento. O solicitante do reagrupamento familiar (no meu caso, meu esposo) precisa estar junto. Então ele se ausentou do trabalho e foi para o SEF, pois teria que assinar os papéis do reagrupamento. Após a triagem nos mandaram para o fila de espera para solicitação da residência, aonde, esperamos até às 15:00 horas, e aonde começamos a ficar apreensivos, pois os atendimentos não andavam... muita lentidão.
Fui falar com a chefe e esta me disse que iriam "tentar" atender até às 16:30, mas que não havia garantia, e que às 16:30 os funcionários do SEF estariam entrando em greve. Realmente não entendo como podem agendar se não podem atender. Foi minha terceira vez no SEF (duas primeiras no CNAI), longas horas perdidas e tremendo sentimento de impotência. Porém nos mantivemos confiantes, pois ainda tínhamos até às 16:30 pra sermos atendidos. Às 16:20 nos chamaram, mas não pra atender (dar prosseguimento ao processo), mas sim para reagendar o atendimento, que devido a greve que iniciaria em 10 min (16:30) teria que ser feito. Me reagendaram para Outubro.
Então um imigrante, tem um agendamento no órgão, nada data e hora que eles estabeleceram, eles fazem a triagem e confirmam ter todos os documentos que precisam. O mínimo que se espera é que a documentação seja processada naquele dia (mesmo com tanta demora no atendimento) !!!
"Os próprios funcionários me olhavam envergonhados. A chefe só dizia que não tinha nada que pudesse fazer... pra onde você corre? a quem você recorre?"
Meu caso é mais um de tantos aonde se confirma a total ineficiência e descaso do órgão que deveria ser o mais interessado em regularizar a situação dos imigrantes que chegam em Portugal. A regularização só permite que tenhamos direito de ter uma vida normal aqui, como também regulariza a entrada e saída no País. Quando entra-se com um visto de 90 dias de validade para fazer a legalização aqui pelo SEF, e esse órgão leva de 5 a 12 meses para regularizar a situação dos imigrantes. Esse órgão não só prejudica o livre ir e vir do País, como também as possibilidades dos indivíduos se desenvolverem normalmente aqui (trabalho, estudo, etc).
Mais um detalhe, toda documentação que se leva pro SEF tem validade (certidões com apostilado de Haia, antecedentes criminais, etc), se o SEF reagenda para 5 meses pra frente as novas entrevistas, você tem que refazer toda documentação (mais custo e mais desgaste).
Registrei minha reclamação no livro de reclamações do SEF aonde eu deveria ter sido atendida na data e horário de agendamento. Um e-mail a direção do SEF foi enviada com esse conteúdo pedindo pronta solução no dia 11/5, mas até então nenhuma resposta recebida, mais uma vez mostrando descaso a um problema que existe e que precisa de solução.
Se você tem planos de vir estudar ou viver em Portugal, se prepare para essa parte custosa que terá de passar! Você precisará passar pelo SEF, e apenas se tiver muita sorte não terá esse tipo de dificuldade que reportei.
****************************************************************
SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras: é um serviço de segurança, organizado hierarquicamente na dependência do Ministro da Administração Interna, com autonomia administrativa e que, no quadro da política de segurança interna, tem por objetivos fundamentais controlar a circulação de pessoas nas fronteiras, a permanência e atividades de estrangeiros em território nacional, bem como estudar, promover, coordenar e executar as medidas e ações relacionadas com aquelas atividades e com os movimentos migratórios.
Enquanto órgão de polícia criminal, o SEF atua no processo, nos termos da lei processual penal, sob a direção e em dependência funcional da autoridade judiciária competente, realizando as ações determinadas e os atos delegados pela referida autoridade.
** Extraído do site do SEF: http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/organizacao/index.aspx?id_linha=4165&menu_position=4130#0
Comentários
Postar um comentário
Se você tem algo a contribuir, prestigiar, adicionar a esse post, por favor deixe seu comentário!